COMUNIDADE

CONHEÇA
NOSSA COMUNIDADE

COMUNIDADE
DE ESPECIALISTAS

Nosso objetivo é reunir uma comunidade diversa para além da academia e promover uma troca de conhecimentos entre profissionais interessados em blockchain.

Para manter a Comunidade sempre ativa, teremos uma agenda de encontros realizados de forma online a partir de 2025.

Com a missão de criar um ambiente colaborativo e engajado, incentivamos discussões relevantes com a participação ativa de todos os membros. Alinhado à missão de impulsionar o ecossistema de blockchain nacional, buscamos um espaço dinâmico e informativo. Saiba mais no charter.

PRÓXIMOS
ENCONTROS

10º Encontro da Comunidade de Especialistas em Blockchain, dia 10/02/2026, das 14h às 15h, GT-SWARM – Self-sovereign Wi-Fi Authentication Roaming, que tem como objetivo construir um serviço de autenticação com identidades auto-soberanas para roaming WiFi. A abordagem para a solução será a integração de novos métodos de autenticação aos padrões de autenticação de facto de redes WiFi. Com Carla Merkle Westphall, professora da UFSC e coordenadora do GT-SWARM.
 

11º Encontro da Comunidade de Especialistas em Blockchain, dia 11/03/2026, das 11h às 12h, com Monica Vianna, fundadora e diretora da startup Sollytch, sobre Rastreabilidade química inteligente: agricultura na era da blockchain.

 
 
12º Encontro da Comunidade de Especialistas em Blockchain, dia 23/03/2026, das 14h às 15h, com Rodrigo Mansilha (Unipamapa), sobre o GT-SmartAGRO. No webinar, serão apresentados a arquitetura da solução de rastreabilidade agroalimentar baseada em blockchain e smart contract voltada para a agricultura familiar, a prova de conceito com a plataforma PRORAF e um roteiro para transformar o projeto em referência de inclusão digital no campo.
 
13º Encontro da Comunidade de Especialistas em Blockchain, dia 07/04/2026, das 14h às 15h, com Antonio “Guto” Rocha (UFF), sobre o GT-Padkock. O Gt teve o objetivo de construir um arcabouço para o desenvolvimento de DApps que permitem a implementação de soluções com provisionamento de modelos de Desaprendizado de Máquina ciente da procedência dos dados de treinamento e transparência nas execuções e tratamento deles.
 

GRAVAÇÕES

COMO PARTICIPAR?

Preencha o formulário ao lado, indicando nome, instituição/empresa, expertise e qual o seu interesse de pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico na área.

O público da Comunidade inclui pesquisadores, professores, servidores públicos, funcionários de empresas privadas, desenvolvedores de sistemas e estudantes de pós-graduação. 

 

Os membros deverão se comprometer a participar de, pelo menos, metade das reuniões organizadas ao longo do ano. A previsão é de uma média de 15 reuniões anuais, realizadas mensalmente ou quinzenalmente, dependendo do mês.

Os integrantes da comunidade terão a oportunidade de interagir e acessar conteúdos exclusivos por meio de uma comunidade fechada no LinkedIn. Aqueles que participarem de forma mais ativa receberão uma medalha digital em blockchain, reconhecendo-os como membros destacados da comunidade de especialistas. Esta oferta será limitada inicialmente a 200 medalhas.