
O setor público brasileiro vem buscando soluções para a transformação digital, que garantam inovação e soberania digital. Nesse sentido, a tecnologia blockchain está no radar das instituições e autarquias como possível solução para serviços que precisam de estabelecer confiança, autenticidade e transparência. 
Recentemente, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) apresentou o Digital Check, ferramenta em blockchain para criação e validação de credenciais. A solução – ainda em fase de testes – permite gerenciar credenciais digitais seguras, integradas ao Gov.br e registradas na Rede Blockchain Brasil (RBB). 
Desenvolvida com base no padrão internacional Open Badges, a plataforma foi concebida inicialmente para o setor educacional, mas pode ser adotada também por órgãos públicos e entidades certificadoras. O Digital Check pode ajudar a combater problemas relacionados à falsificação por meio de registros imutáveis em blockchain que podem ser verificados gratuitamente por qualquer pessoa.
As credenciais digitais são aplicações visadas por várias instituições, porque além da garantia de autenticidade, são facilitadoras de rotinas para os cidadãos. Recentemente, a Serasa Experian criou uma carteira de autenticação de credenciais – o Serasa Pass -, baseada em Identidade Digital Descentralizada (IDD), para facilitar o acesso dos usuários. Assim, reduz o caminho das dezenas de logins que precisamos fazer por dia para acessar sites de e-commerce, contas bancárias e outros serviços digitais.
Outros serviços
O Serpro tem outras iniciativa baseadas em blockchain como o bConnect, que integra aduanas do Mercosul; o b-Cadastros, que é o cadastro compartilhado da Receita Federal do Brasil; a plataforma Cidades Gov.br, que garante autonomia na gestão do portal de cidades brasileiras e dos serviços; o Compartilha Receita, que oferece uma solução inovadora para quem precisa comprovar informações fiscais para acessar serviços financeiros, como empréstimos e financiamentos; e o b-CPF dá infraestrutura tecnológica de alto desempenho para o compartilhamento de dados da base cadastral de CPF usando blockchain.
Fonte: Serpro
