Carteira de autenticação de credenciais

Carteira de autenticação de credenciais
Imagem Onur Binay/ Unsplash

Quantos logins você precisa fazer por dia para acessar sites de e-commerce, contas bancárias e outros serviços digitais? Sabemos que são dezenas, por isso a Serasa Experian criou uma carteira de autenticação de credenciais, baseada em Identidade Digital Descentralizada (IDD) e blockchain, para facilitar o acesso dos usuários. Portanto, ao invés de você passar por todos os passos do cadastro, é preciso apenas importar as informações da tecnologia Serasa Pass e logar automaticamente.

É uma aplicação similar à que ocorre quando alguém se registra em um site usando as credenciais do Google. As diferenças são a segurança das informações e a prevenção contra fraudes por causa do registro de credenciais na blockchain. Além disso, a carteira digital SerasaPass integra dados de identificação e pagamentos em um único diretório.

A solução está ligada ao aplicativo Serasa que, de acordo com a plataforma brasileira de análise de informações, é usado por quase 100 milhões de brasileiros. A blockchain utilizada na operação é a Hyperledger Besu.

O SerasaPass é uma solução pensada para fortalecer a IDD, atender às crescentes demandas por confiança e proteção nas interações online, além de reduzir o trabalho de criação e gestão de senhas. Se no ambiente físico o CPF e a CNH funcionam como identificadores únicos, e o consumidor apresentam sempre os mesmos documentos em qualquer cadastro, na internet, as soluções de IDD fazem este papel. O SerasaPass é uma solução de infraestrutura com o objetivo de facilitar a utilização em sites de varejo, seguros e no segmento “bankservice”. 

IDD

Aplicações de IDD constituem um ecossistema que pode contribuir para a popularização de dados de forma tokenizada. O CPQD, um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, é referência na área de credenciais digitais. O CPQD oferece a plataforma ID, um conjunto de APIs para a definição, emissão e autenticação de credenciais.

Oferece, também, a SOU iD, uma carteira digital em que é possível armazenar e compartilhar com segurança todas as credenciais emitidas pela plataforma iD. As vantagens desse tipo de solução já são conhecidas: criptografia (blockchain para segurança de dados), controle de dados pelo usuário, facilidade de implementação, praticidade para logins e cadastros com apenas um clique. 

Fontes: Serasa Pass, Valor, SOu iD CPQD.