
As ferramentas de Proof of Attendance Protocol (POAP) em blockchain servem para marcar momentos, a exemplo de eventos presenciais ou online, por meio da distribuição de NFTs (Non-Fungible Tokens) que servem como comprovação. Portanto, esses selos imutáveis e verificáveis de presença ou engajamento são emitidos por meio de contratos inteligentes na blockchain e registram experiências e atividades de forma permanente. 
Mas os modelos de POAP para Web 3 vão muito além de registros ou certificações de presença. Eles servem, também, como colecionáveis porque as pessoas que resgatam um NFT para comprovar presença em eventos, recebem a propriedade sobre ele. Sendo assim, é possível juntar e até mesmo comercializar em mercados secundários. 
Outra função desses modelos é a gestão de comunidade. A ideia de ter um colecionável que outras pessoas também possuem gera uma sensação de pertencimento e pode ser muito útil para engajar pessoas no entorno de algum objetivo. Além disso, os modelos de POAP em blockchain servem para captação de leads, afinal, toda vez que alguém resgata uma NFT deixa, como contrapartida, dados que podem ser importantes para a empresa (ou criador de conteúdo) conhecer exatamente seu público. Portanto, ratifica um modelo tokenizado de captação de leads e embarca cada vez mais usuários na Web 3.  
Coleção e reconhecimento
A Gota Social é um exemplo de plataforma para emissão de POAP. Nesse caso, os públicos conseguem resgatar “gotas” (que, na verdade, são NFTs) de cada evento sem precisar saber nada sobre blockchain ou Web3. Apenas logando com um e-mail válido, as audiências podem “mintar” uma gota e colocá-la numa carteira de colecionáveis. A plataforma é muito utilizada por criadores de conteúdos quando promovem transmissões ao vivo, por exemplo, e decidem liberar códigos com “gotas” específicas para cada evento. 
Outro exemplo de plataforma de emissão de POAP é a Certify, que atua com uma proposta de badges (medalhas digitais) e certificados em blockchain. Além de verificáveis, as moedas são otimizadas para as plataformas de redes sociais, como Linkedin. Assim, a ferramenta de POAP gera, também, reconhecimento social a partir do momento em que as pessoas compartilham em seus perfis. 
Fonte: Gotas Social, Analizzi Cripto, Certify
