Doações com criptomoedas

Doações com criptomoedas
Imagme: Canva

As doações com criptomoedas estão crescendo por conta da facilidade tecnológica e vantagens fiscais. No Brasil, embora o cenário ainda esteja em desenvolvimento, já existem caminhos claros para quem quer ajudar causas sociais usando ativos digitais.

Em nível nacional, um desses caminhos é facilitado pela plataforma Doare, uma socialtech brasileira que atua como um hub tecnológico para o terceiro setor, permitindo que centenas de ONGs e instituições filantrópicas profissionais recebam doações de forma automatizada. 

A plataforma se destaca por oferecer uma infraestrutura completa de checkout que aceita desde métodos tradicionais, como Pix e cartão de crédito, até ativos digitais como Bitcoin e Ethereum, garantindo que a transação seja rastreável e que o doador receba um comprovante oficial para fins de transparência e prestação de contas.

Um outro exemplo é a plataforma Dominó do Bem, uma iniciativa para conectar ONGs a doadores por meio da tecnologia blockchain, garantindo que 100% do valor doado chegue diretamente ao destino final. Operando principalmente na rede Polygon com a utilização de stablecoins (moedas com valor estável), o projeto elimina intermediários financeiros tradicionais e taxas administrativas.

Além disso, a iniciativa oferece total transparência e rastreabilidade através do registro público das transações. Com esses benefícios, a plataforma já atende instituições como a Mais1Code e a Play4Change, modernizando a cultura de doação no país, permitindo que o impacto social seja auditável em tempo real por qualquer pessoa com acesso à rede.