Certificação halal

Certificação halal
Imagem: Canva

A tecnologia blockchain agora é aliada na auditoria de produtos para atender à certificação halal, o selo de garantia para produtos, serviços e processos que segue as regras da lei islâmica (sharia). A blockchain auxilia nos registros de procedimentos e documentos essenciais para a verificação, afinal, o trabalho dos auditores envolve avaliar formulações, insumos e matéria-prima.

Uma demanda das instituições certificadoras e distribuidoras, a exemplo da Fambras Halal e da HSC Alliance, é justamente garantir o “halal”, que significa “permitido” ou “lícito” para os muçulmanos. Nesta certificação são verificados: ingredientes (sem álcool, carne de animais proibidos, derivados não permitidos); processos de produção (higiene, origem dos insumos, abate animal que respeite rituais); além de transporte e armazenamento (sem contaminação com produtos não permitidos).

Garantia

A certificação é usada para alimentos e bebidas, cosméticos, medicamentos, produtos de higiene, entre outros. Sendo assim, serve como instrumento de validação para comercialização de produtos para públicos muçulmanos no Brasil e no exterior.

A blockchain entra para garantir confiança, inserindo registros imutáveis que permitem a rastreabilidade desses produtos. Assim, é possível padronizar e dar transparência à certificação, que é obrigatória em muitos países de maioria islâmica. Ademais, a lisura no selo halal abre mercados internacionais facilitando relações entre o mundo muçulmano e países não muçulmanos. De acordo com informações da HSC Alliance, nos últimos anos, cresceu o número de portos de carga que inserem processos de inspeção de carga halal, portanto, toda inovação que auxilie na confiança é fundamental. 

Com a tecnologia, os dados que antes eram administrados manualmente podem ser integrados digitalmente, de forma que, além de transparentes, as informações estejam seguras e rastreáveis. Os clientes podem, por exemplo, acessar o histórico do processo halal por meio de um QRCode presente nos produtos da empresa que adotar a tecnologia. 

Fonte: Anba, Fambras Halal, HSC Alliance