Blockchain em serviços públicos

Foto: Canva

A adoção de blockchain em serviços públicos que atendem diretamente o cidadão começou a estruturar mudanças reais na administração pública brasileira. A Prefeitura de São Paulo demonstra isso ao integrar a tecnologia ao portal 156, responsável por milhares de solicitações diárias. Com a blockchain, a gestão municipal fortalece a segurança dos dados, reduz riscos de manipulação indevida e melhora a confiabilidade das informações usadas para planejar políticas públicas.

Historicamente, a administração pública sempre lidou com o desafio de registrar solicitações de forma íntegra e auditável. Reclamações que “somem”, pedidos alterados e dificuldade de rastrear o andamento das demandas formam um histórico comum em grandes cidades. Mas a blockchain, com seu registro imutável, vem para mudar essa realidade. 

Leia também: B-Cadastros

E a mudança já está ocorrendo na Prefeitura de São Paulo, cidade mais populosa do país. Cada solicitação fica armazenada em uma estrutura distribuída, onde não é possível alterar ou apagar dados sem deixar rastro. Com isso, o cidadão recebe chaves criptográficas virtualmente inalteráveis, o que permite rastrear suas solicitações sem a necessidade de senhas, fortalecendo a confiabilidade do processo. 

O sistema multicanal do SP-156, que integra atendimentos por call center, portal, chat, balcão e WhatsApp assistido por bots, realiza cerca de 200 mil atendimentos mensais e passou, em fevereiro de 2024, a operar com essa camada adicional de segurança. Essa é a primeira iniciativa do tipo entre prefeituras brasileiras e marca o início da implantação da “Rede Blockchain do Município”, prevista pela Lei nº 17.901/2023, que institui a Política de Dados Abertos e Transparência Ativa.

Além de proteger as informações, a tecnologia pode auxiliar na tomada de decisão. Quando servidores analisam os dados do 156, eles dependem da qualidade e consistência dessas informações para planejar diversas ações, como saúde, transporte e assistência social. Com tudo registrado na blockchain, a prefeitura garante dados confiáveis e prontos para análises precisas. 

Por outro lado, o uso da tecnologia também fortalece a relação entre população e governo. Quando o cidadão sabe que sua solicitação foi registrada de forma transparente, ele tende a confiar mais no serviço prestado. Consequentemente, há uma melhora na comunicação e incentivo ao uso do canal para resolver problemas urbanos. 

Fonte: Exame, CryptoID